top of page
Buscar

Tesla Model S100D - 518 Cavalos.

  • Foto do escritor: Unlimited Auto
    Unlimited Auto
  • 23 de fev. de 2019
  • 5 min de leitura


Tivemos a oportunidade de experimentar este Tesla Model S100D, e foi uma aventura totalmente diferente daquelas que já tivemos.

Encontramos vários modelos elétricos que talvez nos possam chamar à atenção por serem mais baratos e que no entanto têm uma autonomia bastante elevada.

Contudo, este modelo s100d é um dos elétricos que podemos afirmar com toda a certeza que não existe nenhum outro concorrente elétrico que consiga apaixonar-nos da maneira que este respetivo modelo conseguiu.

Esta cor azul brilhante com os detalhes das jantes em cinza escuro, ficam sem dúvida a desejar, pois não se costuma ver muito um Tesla na estrada neste tipo de cor.



Ao olhar pela primeira vez para ele, temos a perspetiva que este modelo é bastante comprido em termos de dimensão. Embora tenhamos essa noção, quando nos sentamos ao volante para o conduzir, toda essa "ilusão" desaparece.

Por outras palavras, podemos dizer que temos todo o controlo do carro, pois com a ajuda das câmeras traseiras, laterais e frontais, conseguimos perfeitamente saber a que distância estamos do obstáculo, ou por exemplo, a que distância estamos do outro carro quando queremos estacionar.



Uma condução que nos deixa sem palavras

No que se refere ao comportamento do carro, este Model S100d, podemos concluir que é um carro fenomenal.

Quando estamos a circular numa estrada com bastantes buracos, o sistema automaticamente "sobe" a suspensão para cima, pois deteta que a estrada está defeituosa.

Após ultrapassar-mos os respetivos buracos, quando a estrada já se encontra em condições favoráveis, a suspensão baixa para o normal.

O modelo ensaiado é AWD (all-wheel-drive) e como tal, é fundamental referir que conseguimos verdadeiramente sentir a sensação do que é ter tração às quatro rodas.

Tivemos a oportunidade de experimentar como este tipo de tração funciona tanto em estrada seca como molhada e queremos apontar que é um carro muito seguro ao conduzir à chuva, pois conduzimos em curvas apertadas a uma velocidade moderada e o comportamento foi incrivelmente surpreendente. Ao conduzir em piso molhado, sentimos com toda a segurança que o veículo não vai fugir do seu trajeto, dá-nos assim uma sensação que parece que nos "segura" à estrada.



Quando conduzimos em modo "Chill" (aceleração),o modelo tem uma resposta suave e progressiva quando se carrega no acelerador, podemos dizer que é bastante calmo.

Quando colocamos no modo "Standard" , sentimos um carro totalmente diferente, porque? Porque a potência ao carregar o pedal a fundo é instantânea e a nossa cabeça foge completamente contra o banco. É uma das sensações que não conseguimos explicar por palavras, apenas experimentando, é que percebem do que estamos a falar.

Para quem já testou a aceleração do BMW i3S, garantimos que é totalmente diferente daquilo que experimentaram.



Mais informações sobre o modelo:


-Preço do modelo ensaiado - Acima de 110.000 Euros.

-Aceleração dos 0-100km/h em APENAS 4,3 segundos.

-AWD com 2 motores elétricos (um à frente e outro atrás).

-Zero emissões.

-Enorme capacidade de armazenamento. O Model S tem uma grande capacidade de armazenamento interior, e para além disto, ainda tem uma bagageira à frente! (Bagageira traseira de 750L + bagageira dianteira de 59,5L)

-A bateria instalada no piso do carro baixa o centro de gravidade, de modo a que o risco de capotamento é cerca de metade de qualquer outro veículo desta classe. A estrutura da bateria fortalece o Modelo S contra intrusões de impacto lateral. E sem um motor a gasolina, a bagageira dianteira atua como uma gigantesca zona de absorção de impacto.

- O ecrã táctil de 17 pulgadas do Model S controla a maioria das funções do carro. Quando se liga o carro, o utilizador pode ver atempadamente os pontos de carregamento disponíveis no GPS e o automóvel recebe atualizações gratuitas. Isso significa que seu carro vai mudar e melhorar durante a sua vida. As atualizações podem ser de todos os tipos: atualizações de desempenho, capacidade da bateria, interface...

- Polução livre dentro e fora do carro. Um HEPA de nível médico - exclusivo na indústria automotiva - filtra o ar externo de pólen, bactérias, vírus e poluição antes de circular dentro do carro. Existem três modos: circular com o ar externo, recircular no ar e um modo de defesa de arma biológica que cria pressão positiva dentro da cabine para proteger os ocupantes.

- O Model S tem um coeficiente de fricção muito baixo (0,24) e um design aerodinâmico para ser mais eficiente e gastar menos bateria.



Opções de carregamento:


- Relativamente às opções de carregamento, existem 3: em casa, nos pontos de carregamento públicos e nas duas redes de carregamento que a Tesla está a construir (Superchargers e / ou Carregamento no Destino):

Em casa - Com um wallbox (carregador de parede), que pode adquirir da Tesla, o veículo carrega até 80 km/hora, conseguindo assim que todas as manhãs tenha o carro pronto se assim o desejar. Pode instalá-lo em qualquer garagem, seja ela pública ou privada.

Pontos de carregamento público

-Carregadores públicos convencionais, seja na rua ou em estabelecimentos públicos.


Superchargers


-Neste momento há 5 Supercarregadores em Portugal com 44 postos individuais de Supercarregamento.

Trata-se de um dos carregamentos mais rápidos do mundo, em 20 minutos carrega à volta dos 250 km. Os usuários nao ficam nestas estações para carregar a bateria toda do carro mas sim para fazer uma pequena paragem que lhe permita continuar o seu trajeto.


Carregamento no Destino


- A Tesla melhorou ainda mais a experiência de carregamento ao associar-se com hotéis, resorts e restaurantes de todo o mundo. Os Carregadores no Destino permitem carregar até 80 km de autonomia por hora, enquanto os proprietários podem ir às compras ou passar a noite num hotel enquanto os seus veículos carregam totalmente.



Autopilot


O Autopilot (piloto automático) é um assistente à condução. O Autopilot da Tesla é um conjunto de recursos de segurança e conveniência que tornam o transporte pessoal mais seguro e agradável. Desde setembro de 2014, o hardware do Autopilot é incluído em todos os carros da Tesla. Neste período, a Tesla tem vindo a melhorar o sistema, já que o sistema foi ativado em outubro de 2015 por meio de atualizações over-the-air (OTA).

- Está desenhado para manter a mão no volante e olhar para a frente.

- Otimizado na autoestrada

Através da nossa experiência ao ligar o autopilot, ao circular numa autoestrada em que o limite máximo são 100km/h, o modelo por defeito, acelera sozinho até aos 100km/h se não estiver a circular nenhum veiculo à sua frente. Ao aproximar de um veículo que esteja à sua frente, o model s trava automaticamente sozinho para manter a distância de segurança.

É possivel mudar de faixa, mostrando apenas o indicador para o lado que quer mudar, e o modelS, através das camerâs laterais, verifica se pode fazer a manobra em segurança.

O autopilot por si só, não deve ser utilizado sem a atenção do condutor, pois o veículo alerta para fazer uma ligeira força no volante para sentir que o condutor está presente.

Embora o sistema funcione muito bem em autoestradas, não é muito recomendável utilizar em estradas citadinas movimentadas.


Chave


Com a simples chave em formato de veiculo, podemos abrir a bagageira, portas , ligar ou desligar o carro, e ainda movimenta-lo para a frente ou para trás (por exemplo: quando este se encontra muito apertado entre veículos ao ponto de não conseguir abrir as portas).



Foi sem dúvida um dos melhores testes que já realizámos, pois conseguimos assim concluir que não há nenhum outro concorrente elétrico que esteja ao nível de desempenho, conforto e segurança que a TESLA oferece.

Veja já o video do nosso ensaio em : https://www.youtube.com/watch?v=3mDhEJGDJdw
 
 
 

Comments


© Unlimited Auto

  • Instagram B&W
  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
bottom of page