Toyota Camry 2019 - Voltou, e está melhor que nunca!
- Unlimited Auto
- 1 de jan. de 2020
- 4 min de leitura

Versão Ensaiada
Preço: 50.000 Euros.
Versão: Limousine
Motor: 2.5 Hybrid Dynamic Force
Motor elétrico: 88KW
Potência: 218 CV
Caixa: Transmissão Variável Contínua 1 velocidade (4X2)
Cor: Grafite

A Toyota Camry saiu do mercado europeu por volta de 15 anos atrás. Muitos afirmam que chegou tarde demais, devido à inúmera concorrência que existe atualmente no mercado para oferecer, mas outros (como é o nosso caso) afirmamos que voltou na altura certa, e está melhor que nunca.
Felizmente, tivemos a oportunidade de experimentar este mesmo modelo em 2010 em solo estrangeiro, e como tal, foi uma grande oportunidade ter um próximo contacto com esta nova versão.

Mas nesta breve análise vamos focar-nos na nova versão.
É muito importante ter em conta que é um automóvel comprido,partilha a plataforma com o Lexus ES300h, e conta com cerca de 4,80m de comprimento, mas por muito surpreendente que seja, conseguimos ter uma visão total de cada ângulo do carro, o que facilita assim, o controlo total ao estacionar ou fazer manobras.
No exterior contamos com esta cor Grafite, que acaba por ser um castanho semi-escuro, que dá uma estética bastante luxuosa, e temos de admitir que fica bastante bem.

Na parte da frente, encontramos o logotipo da Toyota em tons azul, para destacar que é uma versão híbrida.
Em seguida, encontramos esta grelha frontal enorme, que é revestida por várias "linhas" que preenchem de um lado a outro, permitindo uma maior entrada de ar para o motor.
Felizmente, esta versão vem equipada com todos os faróis em LED, o que torna a condução nocturna segura, sem comprometer a visibilidade.

Na traseira encontramos apenas um tubo de escape, a designação "Hybrid" juntamente com o modelo "Camry".
Temos uns faróis traseiros bastante compridos, mas que a sua estética consegue facilmente cativar o público.
Como temos 4,80m de comprimento, é natural que tenhamos uma largura de 1,84m que combine com este modelo.
E ainda, contamos com uma bagageira com 524 Litros de capacidade.

Debaixo do capô apenas temos esta motorização disponível em Portugal, 2.5 híbrida a gasolina.
Será suficiente? Tem um bom desempenho?
Após 4 dias ao volante deste Camry, fizemos longos KM por percursos citadinos/auto-estradas, e facilmente conseguimos atingir consumos de 6,5 litros aos 100km.
Tendo em conta que estamos a falar de um carro com 218 cavalos de potência com um motor de 2.5 litros de capacidade, são consumos bastante interessantes e que não podem passar despercebidos.
Como contamos com a ajuda de um motor elétrico de 88kw, conseguimos andar bastante tempo em modo elétrico dentro de uma localidade, o que novamente, reduz bastante os consumos.
O sprint dos 0-100km/h são cumpridos em 8,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 180km/h, a não esquecer que estamos a falar de um carro com um peso de 2100kg.
Como todos os restantes modelos Toyota, o Camry assegura uma garantia global de 7 anos e de 10 anos para o sistema híbrido.

Opções que encontramos nesta versão:
Espelho Electrocromático
Carregador sem fios
Bancos em pele (Preto ou Bege)
Bancos dianteiros com ajuste elétrico
Bancos dianteiros aquecidos
Faróis LED
Ópticas traseiras LED
Sensores de estacionamento inteligente (detecção de veículos, peões e ciclistas)
Alerta de ângulo Morto (BSM)
Volante com ajuste eléctrico
A/C Triple Zone
Bancos traseiros com reclinação eléctrica
Head-Up Display
Sistema de som JBL c/ 9 colunas
Cortina Solar eléctrica
Consola de instrumentos traseira

No interior, encontramos uma qualidade de materiais que não deixa ninguém indiferente.
Na coluna central temos a caixa automática CVT, como também alguns botões onde podemos selecionar diferentes modos de condução: ECO, NORMAL, SPORT e ainda EV MODE.
Mais em cima, contamos com um painel central bastante irregular, cortado e assimétrico onde podemos controlar todo o sistema de infotainment.
E depois, o novo volante da Toyota que é simplesmente incrível. Para quem gosta de uma direção leve mas precisa, tem aqui ao seu dispor aquilo que procura.
Não encontramos muitos botões no volante, mas aqueles que existem, têm um toque muito agradável e muito firme, sendo de uma utilização bastante fácil e rápida.
Muitos podem gostar do acabamento numa espécie de madeira ao longo do tablier e coluna central, mas outros podem não gostar assim tanto, no fundo acaba por ser uma questão de gosto.

Como estamos a falar da versão Limousine, encontramos alguns detalhes de luxo nos lugares traseiros.
Quem vai sentado atrás, consegue usufruir de um pequeno ecrã, localizado no apoio de braços central, onde pode controlar todo o sistema de rádio, ventilação, inclinar os bancos traseiros para a frente ou para trás, e ainda consegue subir/baixar uma cortina que tapa o vidro traseiro, de modo a ter uma maior privacidade.
Contudo, a privacidade ainda não acaba aqui, nas janelas laterais, também podemos subir/baixar umas cortinas para tapar o sol, sendo que estas não são automáticas mas sim manuais.
Espaço é o que não falta neste Camry, para quem tem 1,80m vai sentado como se estivesse num carro de luxo, onde pode realizar alguns trabalhos, ou apenas descansar como se estivesse num trono.
Fazer viagens compridas neste carro, nunca será um problema, e todos os caminhos, vão ser apenas um amigo do condutor.

Resumo Final
Para quem procura um sedan "luxuoso" de um valor relativamente médio, altamente confortável, consumos reduzidos e ainda um bom desempenho, temos aqui uma aposta que tem todo o potencial para vender, quando comparado com outros concorrentes deste segmento.
Foi uma experiência incrível e bastante simpática ao volante deste novo Toyota Camry.
Vê o nosso vídeo no Youtube para poderes ver todas as funcionalidades dinâmicas/modos de condução diferentes em :
Comments