Ensaio hyundai i30 Fastback N
- Unlimited Auto
- 4 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2019

Este é o Hyundai i30 Fastback N. O preço da versão que estivemos a testar rondava por volta dos 42,500€, por isso vamos lá explorar o que este i30 Fastback N tem para nos oferecer.
Sendo esta a versão Performance, temos aqui um motor 2.0 T-GDI com 275cv e 378Nm, quatro cilindros e injeção direta que oferece uma capacidade de resposta fantástica. Este i30 Fastback N tem tração dianteira e o mais importante, 3 pedais, o que obviamente significa que tem uma transmissão manual de seis velocidades muito precisa.

Devido a estes dados técnicos este i30 Fastback N cumpre o sprint dos 0-100km/h em 6.1 segundos.
O Pack Performance oferece-nos mais 25cv de potência que a versão “normal”, umas jantes de liga leve de 19”, sistema de controlo N Grin, ESC, sistema de arranque assistido, rev matching, pneus Pirelli P-Zero, Sistema de Escape com Válvula Variável e um diferencial N de apoio em curva. A suspensão foi totalmente modificada para ser mais rija no modo N e para termos o máximo prazer de condução.

Falando agora um pouco do exterior. Este i30 Fastback N é bastante elegante. Na frente, encontramos para-choques agressivo com uma grelha de grande dimensão em cascata junto com o logotipo N, que diferencia este i30N de um Hyundai convencional. Já na parte traseira, encontramos o spoiler, dupla ponteira de escape cromada e um detalhe que nos faz lembrar dos carros da F1, a luz nevoeiro central triangular, um detalhe único e muito apelativo.

Já no interior, podemos afirmar que não existem mudanças significativas, pois é bastante semelhante ao i30N Hatchback, porém, encontramos algumas alterações no volante, tal como no seletor dos modos de condução. Os botões no volante são agora em preto e não em azul. Em geral, o volante tem uma boa pega e os materiais no interior são de boa qualidade, porém alguns plásticos ainda existentes.

O sistema de controlo N Grin permite-nos escolher entre cinco modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e N Custom. Obviamente, que cada modo altera significativamente o caráter do i30 Fastback N.
No modo N Custom podemos ajustar o modo de condução à nossa maneira, desde os parâmetros do motor, amortecedores, controlo eletrónico de estabilidade, diferencial eletrónico autoblocante N, o som do motor, a direção mais leve ou mais pesada e por fim, o Ver Matching. O modo Custom permite configurar o carro ao nosso gosto.
No modo Normal, este i30N comporta-se igual a um Hyundai convencional, pois o motor torna-se mais calmo, a suspensão torna-se mais suave e já não temos aquela nota de escape presente.
Ao longo do nosso teste com este Hyundai, os consumos obtidos não foram muito famosos, devido ao modo N, que é impossível resistir e ouvir aquele barulho de escape sempre presente. Assim, os consumos obtidos no modo N rondavam por volta dos 14L. Porém, ao fazer uma condução mais calma no modo ECO ou Normal podemos esperar consumos a rondar os 8L.
Muito importante a referir que este Hyundai i30 Fastback N, com o depósito cheio, não oferece uma grande autonomia comparada a outros automóveis, por isso, se decidirmos aproveitar este i30N ao máximo, grande parte do nosso tempo vai ser passado nas bombas de gasolina.

Para concluir, temos que dizer que ficámos muito surpreendidos com este Hyundai i30 Fastback N, pois é um excelente desportivo que não passa despercebido, tem um comportamento muito preciso, rápido e divertido, e mais importante, deixa-nos a questionar o que mais esta divisão N nos irá trazer no futuro.
Link do nosso ensaio : https://www.youtube.com/watch?v=Mro0MGwEtIk
Comments